Diversos tons de vidro fumê e bronze

ENTENDA TUDO SOBRE CORES DE VIDROS E ESPELHOS (VERDE/FUMÊ/BRONZE)

Existem diversos tipos de vidros e espelhos, o que pode confundir na hora da escolha. Comum, fumê ou bronze? Entenda o funcionamento de cada um e acerte na decoração!

São diversos os tipos de vidro. Eles estão em todos os lugares, desde a tela do aparelho em que você está lendo este artigo, até em letras de músicas. Muitas pessoas se perguntam “Há tantas opções que não sei qual utilizar: vidro fumê, vidro comum, vidro verde, vidro bronze…?” Afinal, o que há de tão interessante neste utensílio e quais as diferenças entre eles para além das cores?

Os diferentes tipos de vidro

Os vidros são uma mistura de vários materiais. Os diferentes tipos de vidros surgem da adição ou substituição de um dos compostos que dão a cor característica de cada um. Da mesma forma, cada cor possui maior ou menor absorção de luz e calor, o que influencia na função específica de cada peça, como veremos a seguir:

Vidro fumê

Apresenta coloração escura, voltada para os tons de preto. É excelente para diminuir a luz excessiva. Adapta-se a diversos níveis de iluminação. Nos ambientes muito iluminados, sua tonalidade fica mais escura. Já quando há pouco brilho, ele é mais translúcido.

A funcionalidade de absorver a luz pode ser negativa. Isso porque retém mais calor do que os demais tipos – ou seja, pode esquentar demais. Sendo assim, é mais indicado para ambientes internos.

É muito utilizado também em carros, pois impede que pessoas que estejam do lado externo consigam ver o que há no interior do veículo. Isso ocorre por conta da diferença de claridade. Por isso, muitos optam pelo fumê por questão segurança e privacidade do motorista e passageiros.

Vidro Bronze

Do mesmo modo que o fumê puxa para tons de preto, o vidro bronze tende para tons marrons. Por conta disso é uma opção que combina bem e em ambientes nos quais se destacam tons amadeirados, terrosos, negros e objetos de madeira.

O tom ganhou destaque de alguns anos para cá. Isto ocorre após um longo período em que o fumê esteve em alta.

Por causa da coloração mais suave, não contrasta tanto com o ambiente, tornando-se opção versátil para diversos projetos de interiores. Garante, ainda, requinte aos espaços por ter aspecto levemente espelhado. Utilize-o na decoração de interiores (em closets, armários, peças de decoração, portas, box de banheiro etc.) ou mesmo em fachadas de estabelecimentos e sacadas.

Outras tonalidades

Vidro esverdeado: absorve menos calor, permitindo que o ambiente fique mais arejado. Portanto, emprega-se este tipo principalmente em box de banheiros e sacadas, além de fachadas. Observe que aquários, em geral, usam esse tipo de vidro. A tonalidade se adequa a ambientes claros, ao mármore branco e ao gesso. 

Vidro comum (transparente): não retém nenhuma parte do espectro de luz, permitindo que o ambiente seja completamente iluminado pela luz externa. Em contrapartida, esta versão é mais simples.

Cores em espelhos

É popular a capacidade de os espelhos ampliarem os recintos, assim como conferir maior luxo à decoração quando estão nas tonalidades mais escuras. Além do mais, criam diversos efeitos de contraste, ficando perfeitos em molduras mais escuras ou douradas. Pelo poder de refletir a luz com mais força, também valorizam objetos decorativos.

Vale ressaltar que se recomenda parcimônia no uso das tonalidades fumê e bronze em ambientes de muita luz ou permanência prolongada por causa do alto coeficiente de reflexão.

Vamos a inspirações!

Resumo

Vimos neste post que existem diversos tipos de vidros e espelhos em várias cores, o que permite inúmeras aplicações. 

Vidros fumês: recomendados para lugares internos ou externos, principalmente quando a intenção é controle de luz, privacidade e segurança.

Vidros bronze: Tendência no mundo do design de interiores, esta peça é usada principalmente em ambientes com paleta de cores escuras e terrosas. Traz sofisticação e possui leve espelhado natural.

Vidros verdes: Populares e práticos, levam mais cor aos espaços, harmonizando bem com tons claros – principalmente o branco. Utilizados para arejar ambientes.

Espelhos fumê e bronze: Independente do objetivo, estes artefatos de decoração se mostram como ótimas escolhas no mercado. Seja bisotado ou lapidado (entenda a diferença com este post ), espelhos vão além da percepção de maior amplitude nos espaços.

E não se esqueça: é muito importante que a instalação de vidros e espelhos seja feita por uma empresa de responsabilidade.

Entre em contato com a SHOW GLASS VIDROS, ESPELHOS E MOLDURAS, e faça um orçamento!

Até a próxima!

Compartilhe!!!